metropoles.com

Galípolo: todo Banco Central terá de lidar com a transição climática

Segundo Galípolo, os maiores BCs do mundo divergem sobre o quanto da transição climática deveria ser incorporada ao mandato dos bancos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou, nesta terça-feira (8/10), que todos os bancos centrais terão de lidar com a transição climática.

Galípolo disse que a transição climática “tem impacto na economia e tem impacto nos preços”. Segundo ele, esse é um tema que até mesmo os maiores bancos centrais do mundo têm divergência “do quanto isso deveria ser incorporado no mandato do Banco Central ou não”.

A declaração foi dada durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, que avalia se Galípolo será o próximo presidente do BC.

O sabatinado também lembrou que os bancos centrais precisam, a partir de agora, relacionar as projeções econômicas e climáticas nas estimativas de política monetária.

“As projeções sobre o que vai acontecer com a economia já são bastante complexas de serem feitas. Agora, a gente tem de adicionar também as projeções climáticas junto com as projeções econômicas, o que dá uma certa exponencialidade nas dificuldades das previsões”, explicou.

Galípolo frisou que o BC do Brasil é um dos “mais atentos ao tema [da transição climática]” e tem tentado colaborar com outros Bancos Centrais e com o próprio governo.

De acordo com o diretor do BC, o Brasil tem a oportunidade de se firmar como um polo. Para ele, isso seria possível porque o país tem segurança alimentar e energética capaz de garantir a transição com “custo muito menor”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?