Compartilhar notícia
São Paulo – Trabalhadores da Ford em Taubaté, no interior paulista, aprovaram, em assembleia nesta quinta-feira (18/2), o acordo firmado entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e a montadora durante audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), realizada nessa quarta-feira (17/2).
O acordo estabelece uma negociação com a direção mundial da Ford com o objetivo de tentar reverter o fechamento da empresa no país.
As reuniões entre representantes do sindicato e a diretoria executiva americana da montadora devem ocorrer até o próximo dia 25. Até o fim das negociações, estão suspensas as demissões dos 830 trabalhadores da unidade .
O acordo também prevê o retorno da produção na fábrica a partir da próxima segunda-feira (22/2). A Ford deve apresentar ao sindicato um cronograma de trabalho e o quadro de funcionários necessários para atender a produção de peças de reposição para o mercado.
Em janeiro, a Ford anunciou que o encerramento da produção de carros no Brasil. A informação foi compartilhada pela empresa nesta nesta segunda-feira (11/1).
No Brasil, a montadora tem fábricas em Camaçari (BA), Taubaté (SP), que serão fechadas imediatamente. Há também uma unidade em Horizonte (CE), onde são fabricados os modelos Troller, que terá operação até o quarto trimestre de 2021.