Focus reduz previsão do PIB e prevê recessão de 0,48% em 2020
Este é o sétimo corte consecutivo do relatório sobre a economia do país. Documento é publicado todas as segundas-feiras
atualizado
Compartilhar notícia
Com o avanço do novo coronavírus, o Relatório de Mercado Focus reduziu em dois pontos percentuais a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 e prevê agora uma recessão de 0,48% na economia brasileira.
O boletim publicado nesta segunda-feira (30/03), que representa as expectativas do mercado, é divulgado toda semana pelo Banco Central (BC).
Na última segunda-feira (23/03), as expectativas do mercado apontavam crescimento de 1,48%. O corte registrado nesta segunda-feira é o sétimo consecutivo.
A previsão é relativamente mais pessimista do que a do governo federal e do próprio Banco Central, que preveem que o país termine o ano com um PIB de 0%.
Como mostrou o Metrópoles, o cenário de incertezas em meio à pandemia do novo coronavírus faz com que as previsões sobre a economia do país variem bastante de uma para outra.
Estudo publicado na semana passada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por exemplo, apontou que o PIB pode ter a maior retração desde o início da série histórica, em 1962, com recuo de 4,4%.