Focus faz novo corte e prevê recessão de 2% na economia do país
Este é o nono corte consecutivo desenhado pelo relatório. Na semana passada, a previsão era de uma retração de 1,18% neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A estimativa do mercado financeiro para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro prevê uma nova redução neste ano. De acordo com o Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (13/04), a projeção é de que o país sofra uma recessão de 1,96% na economia.
O documento, divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC), reúne as principais expectativas do mercado financeiro.
Na semana passada, a previsão apresentada no Focus era de um PIB negativo de 1,18%. Ou seja, o novo corte foi de 0,78 ponto percentual.
Por outro lado, o boletim aumentou as expectativas sobre o PIB do próximo ano. Agora, o mercado prevê um crescimento de 2,7% em 2021. Antes, a taxa era de 2,5%.
Corte atrás de corte
A baixa na previsão sobre as economias é influenciada pelo novo coronavírus. O Banco Mundial estimou, em relatório divulgado nesse domingo (12/04), que o Brasil terá retração de 5% no PIB.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que, se a partir de julho a economia não voltar a funcionar, o PIB do Brasil poderá ter queda de 4% neste ano.