metropoles.com

Focus: expectativa da inflação sobe para 5,63%; Selic fica em 13,75%

Focus também avalia as contínuas quedas no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Banco Central
1 de 1 Banco Central - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Boletim Focus desta segunda-feira (7/11) aumentou em 0,2 ponto percentual a estimativa da inflação para este ano. A previsão saiu de 5,61% para 5,63%, conforme a análise semanal. Na semana anterior, como noticiou o Metrópoles, o Banco Central (BC) havia travado as estimativas em meio à decisão eleitoral do segundo turno. 

O relatório ouve semanalmente agentes financeiros e colhe impressões sobre os principais indicadores econômicos.

Agora, com o cenário político definido com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno, as atenções do mercado se voltam para a agenda econômica e política fiscal do governo eleito. Além disso, há novas indefinições sobre a composição da Esplanada dos Ministérios, principalmente sobre quem será o titular da Fazenda.

O Focus também avalia as contínuas quedas no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial. Na última divulgação, em (11/10), houve recuo de 0,29% em setembro, sendo o terceiro mês de deflação.

De acordo com o índice, a inflação acumulada no ano é de 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. A inflação gera impacto no bolso da população. Quanto maior o índice, menor o poder de compra dos brasileiros.

Focus: PIB, dólar e juros

A projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) – soma das riquezas produzidas pelo país – de 2022 ficou em 2,76% nesta semana. Em relação a 2023, a previsão subiu, de 0,64% para 0,70%. 

O Focus manteve as expectativas de crescimento da economia para o ano de 2024 em 1,80%. Em 2025, também houve a manutenção em 2%.

O mercado ainda espera que a moeda norte-americana fique cotada a R$ 5,20 tanto neste ano quanto no próximo, as mesmas projeções há semanas. A moeda deverá oscilar entre 2024 e 2025, cotada entre R$ 5,10 e 5,18, respectivamente.

Sobre a taxa básica de juros, a previsão é que a Selic se mantenha em 13,75%, atual taxa estipulada pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

Os juros devem ser reduzidos em 2024, para 11,25%, e permanecer em ritmo de queda em 2024 (8%) e um leve aumento em 2025, de 7,75% para 8% nesta semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?