Focus eleva projeção da inflação para 5,15% em 2021, a 6ª alta seguida
Relatório Focus, que reúne expectativas do mercado financeiro, foi divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado financeiro subiu a projeção da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para 5,15% neste ano.
Trata-se de um aumento de 0,09 ponto percentual. Na semana passada, a previsão era de que o indicador encerrasse o ano em 5,06%. Essa é a sexta alta consecutiva.
As alterações constam no relatório de mercado Focus desta segunda-feira (17/5). O boletim é divulgado semanalmente pelo Banco Central (BC).
A projeção da inflação segue acima do centro da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3,75%, e se aproxima do teto, de 5,25%. Em 2021, o IPCA já acumula alta de 2,37%.
O relatório de mercado Focus também elevou a previsão sobre o crescimento da economia brasileira.
O Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá encerrar o ano com crescimento de 3,45%. Esta é a quarta alta seguida. Há uma semana, essa projeção era de 3,21% e há um mês, de 3,04%.
Já a estimativa sobre a taxa Selic se manteve igual à da semana passada, e fechará 2021, segundo o mercado financeiro, em 5,5% ao ano.
No último dia 5, o Comitê de Política Monetário (Copom) decidiu aumentar a Selic em 0,75 ponto percentual, elevando o índice para 3,5% ao ano.
Leia aqui a íntegra do relatório Focus desta segunda-feira (17/5).