FMI prevê tombo de 9,1% para o PIB brasileiro, o maior dos últimos 120 anos
Em abril, o Fundo Monetário Internacional projetava uma queda de 5,3% para a economia do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para uma recessão de 9,1% neste ano. Em abril, o FMI projetava uma queda de 5,3% na economia do país.
Se confirmada a previsão, este será o maior tombo na história do país para um ano pelo menos desde 1900, segundo levantamento do Metrópoles. A queda mais próxima, em 1981, foi de -4,4%.
A atualização do FMI foi divulgada nesta quarta-feira (24/06) no relatório de Perspectiva Econômica Mundial. Leia aqui a íntegra do documento (versões em inglês, espanhol e francês).
“Agora, estamos projetando uma recessão mais profunda em 2020 e uma recuperação mais lenta em 2021”, explicou o FMI. A previsão do PIB brasileiro do próximo ano subiu para 3,6%.
“A pandemia da Covid-19 levou as economias a um grande bloqueio, que ajudou a conter o vírus e salvar vidas, mas também desencadeou a pior recessão desde a Grande Depressão”, prosseguiu.
A nível global, a produção deverá cair 4,9% neste ano, segundo o FMI. No relatório de abril, essa mesma projeção estava em -3% e em janeiro, quando a crise estava localizada, em 3,3%.