FMI eleva projeção da economia brasileira para 2,8% em 2022
Brasil também deve crescer mais do que as economias desenvolvidas, que deverão expandir 2,4% ainda neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Fundo Monetário Internacional (FMI), em relatório divulgado nesta terça-feira (11/10), projeta que a economia brasileira vai crescer 2,8% neste ano. O índice mais recente equivale a 1,1 ponto percentual acima da estimativa anterior, feita em julho.
Segundo o FMI, o Brasil deve crescer mais do que as economias desenvolvidas, que deverão expandir 2,4% neste ano. Entretanto, o Brasil terá desempenho pior do que o mundo (+3,2%) e os países emergentes (+3,7%).
Ainda de acordo com a entidade, a atividade econômica da China deverá ter alta de 3,2% em 2022. A aposta é que a economia brasileira cresça mais do que a chinesa em 2022.
Para o próximo ano, as projeções apontam para crescimento global de 2,7%; os países avançados devem avançar 1,1%, e os emergentes, 3,7%. O Brasil crescerá apenas 1%, em caminho contrário ao traçado em 2022.
Comparações
Os novos números do PIB brasileiro são parecidos com as projeções do Banco Central, que prevê uma expansão de 2,7% da economia neste ano e de 1% no próximo. O Ministério da Economia estima expansão de 2,7% para o PIB neste ano, mas é bem mais otimista para 2023: projeta alta de 2,5% no próximo ano.