metropoles.com

FMI diz que ação “muito mais decisiva” é necessária para lidar com dívidas

G20 prorrogou o congelamento do serviço da dívida para países pobres. Chefe do FMI elogiou medida, porém disse ser preciso mais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse, neste domingo (18/10), ser necessário que os países adotem medidas mais significativas para lidar com as dívidas – intensificadas por causa da crise econômica da pandemia do novo coronavírus.

Segundo registro feito pela agência Reuters, Kristalina Georgieva exortou credores e devedores a iniciar os processos de reestruturação o quanto antes. O comentário foi feito neste domingo durante evento online organizado pelo grupo G30 de ex-formuladores de políticas e acadêmicos.

“Estamos ganhando tempo, mas temos que enfrentar a realidade de que há ações muito mais decisivas pela frente”, disse a chefe do FMI, ao ressaltar que a medida adotada pelo G20, grupo das 20 principais economias do mundo, na semana passada, não é suficiente, apesar de acertada.

O G20 prorrogou o congelamento do serviço da dívida para países pobres adotado por causa do novo coronavírus por mais seis meses após o fim de 2020. O grupo vai adotar, também, uma estrutura comum para ações relacionadas a dívida de longo prazo, segundo a Reuters.

O aumento emergencial de gastos públicos adotado pelo governo para combater a crise provocada pela pandemia do coronavírus deve levar o Brasil a registrar déficit primário até 2025, quando atingirá um resultado negativo de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB), apontam estatísticas do FMI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?