metropoles.com

FMI aposta em melhoria na economia brasileira em 2021

A revisão apresentada pelo Fundo Monetário Internacional casa com a projeção feita nesta semana por economistas brasileiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgado nesta terça-feira (26/1) projeta uma melhora para a economia brasileira neste ano de 2021. Apesar da pandemia do novo coronavírus e as dificuldades do Brasil em contratar vacinas para frear o avanço da doença, o documento intitulado Panorama Econômico Mundial revisou para cima o desempenho da economia nacional – de 2,8% para 3,6%.

A projeção do FMI está em acordo com o que o mercado apontou no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (25/1) pelo Banco Central. Os economistas consultados indicam que a estimayva é de o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve aumentar de 3,45% para 3,49% neste ano.

No ano eleitoral de 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro deverá tentar a reeleição, a economia do país, segundo a previsão do FMI, deve crescer para 2,6%. O relatório não traz justificativas para as novas projeções referentes à economia brasileira.

O FMI, contudo, aponta que o desempenho da economia global no ano passado foi melhor do que o esperado, o que justifica suas revisões. “Após uma contração estimada de 3,5¢ em 2020, projeta-se que a economia global irá crescer 5,5% em 2021 e 4,2% em 2022”, informa.

Pandemia

O Fudo alerta que a pandemia da Covid-19 ainda irá afetar diretamente alguns preços, como o do petróleo. “Os preços do petróleo devem subir em 2021 um pouco mais de 20%, mas ainda permanecerão bem abaixo de sua média para 2019”, diz. Os preços de commodities não petrolíferas também devem aumentar, especula a instituição multilateral.

No Brasil, a Petrobras já anunciou neste início de ano reajuste nos valores da gasolina e do diesel. A partir desta quarta-feira (27/1), a gasolina ficará 5,05% mais cara, e o diesel, 4,4%, o que equivale a um aumento, respectivamente, de R$ 0,10 e de R$ 0,09 na refinaria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?