Firjan lança abaixo-assinado contra apropriação de recursos do Sistema S
Dados da Federação indicam que mais de 2,3 mil indústrias usam o Senai para qualificar os trabalhadores
atualizado
Compartilhar notícia
O sistema Firjan lançou, nesta segunda-feira, dia 21, um abaixo-assinado online sobre cortes no orçamento do Sesi e do Senai. A iniciativa é um protesto contra a apropriação de 30% do recurso compulsório do Sistema S, anunciada pelo governo federal no último dia 14. “Mexer no Sesi e no Senai é privar o brasileiro dos seus direitos. É atacar quem pode ajudar o País a voltar a crescer: a indústria e o trabalhador”, diz o manifesto
De acordo com a Firjan, a medida inviabiliza o atendimento a cerca de 200 mil alunos, “afetando a vida de 1 milhão de pessoas, se incluídas suas famílias”. O Sesi Rio afirma que a redução no orçamento implicará a suspensão de 320 mil exames e consultas médicas e odontológicas, e na redução na oferta de cursos profissionalizantes em 40 comunidades pacificadas, contempladas pelo programa Sesi Cidadania.
Segundo números divulgados pela Firjan, mais de 2,3 mil indústrias usam o Senai para a qualificação e profissionalização de trabalhadores. “Em 2015, apesar da recessão, o índice de alunos empregados após os cursos é de 60%. (…) Nos últimos cinco anos, 5.332 empresas receberam assessoria em inovação via Senai, e R$ 22 milhões foram captados em editais da área”, diz a nota.