metropoles.com

Financiamento imobiliário: Caixa quer reduzir juros para 6% ao ano

Estatal depende de autorização do Banco Central para amortizar as cobranças. Medida faz parte de pacote do governo para reaquecer a economia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Brasília(DF), 7/1/2019 - Pedro Guimarães, pres da caixa. Posse dos presidentes do Banco Central, BB e Caixa Economica. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Brasília(DF), 7/1/2019 - Pedro Guimarães, pres da caixa. Posse dos presidentes do Banco Central, BB e Caixa Economica. Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Caixa Econômica Federal pretende reduzir em até 31,5% os juros dos financiamentos imobiliários. A estatal, que detém mais de 70% do crédito habitacional do país, aguarda autorização do Banco Central para anunciar formalmente a medida.

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, o banco vai reajustar os contratos pela inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O Metrópoles entrou em contato com a Caixa, que não comentou o caso.

Atualmente, o financiamento imobiliário é corrigido pela TR (Taxa Referencial, hoje zerada). Os bancos cobram um adicional que varia de 8,5% a 9,5%.

Com a mudança, a Caixa quer reajustar os contratos pela inflação medida pelo IPCA, que deve fechar o ano perto de 3,82%.

O que ainda está em discussão na Caixa é a taxa adicional, de acordo com a Folha, que pode variar de 2% a 3%. Dessa forma, o valor total pode chegar a 6%.

No começo da semana, o presidente do banco público, Pedro Guimarães (foto em destaque), anunciou que haveria mudanças no setor. Ele disse durante a contratação de servidores com deficiência que, antes do anúncio, é preciso ter cautela. “Qualquer mudança, minutos depois a Caixa é procurada por milhares de pessoas”, destacou.

O Banco Central ainda avalia o pedido de mudança dos indexadores. Caso aprovada, a nova regra só valerá para novos contratos. Não será possível migrar de um modelo para outro.

Com a redução dos juros, o banco pretende estimular novos empréstimos e, com a receita desses pagamentos, emitir títulos imobiliários no mercado.

Até o momento, a Caixa tinha anunciado uma redução de 1,25 ponto percentual nas taxas de juros para financiamentos imobiliários concedidos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, que hoje responde por quase 40% do total dos financiamentos.

Também abriu rodadas de renegociação de contratos em atraso, concedendo, em alguns casos, até 90% de descontos de juros. Essa campanha atingiu 2,3 milhões de pessoas.

A queda faz parte de um conjunto de medidas para reaquecer a economia que devem ser anunciadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que abarca ainda saques das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e do PIS/Pasep, que podem movimentar mais R$ 30 bilhões.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?