FGTS: prazo de livre adesão ao saque-aniversário termina hoje
Com agências fechadas, opção deve ser feita pela internet, no site do FGTS ou pelo aplicativo
atualizado
Compartilhar notícia
Termina nesta terça-feira (31/12/2019), ás 23h59, o prazo para trabalhadores optarem pela livre adesão ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mais de 96 milhões de trabalhadores podem optar pelo sistema, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.
A opção continua a ser possível nessa quarta-feira (01/01/2020). No entanto, a partir desta data, o trabalhador terá que esperar pelo menos dois anos para voltar ao saque rescisão.
Como as agências não abriram nesta terça-feira, a adesão ao saque-aniversário deve ser feita pela internet, no site do FGTS ou pelo aplicativo.
Antes de fazer pela opção, é possível fazer uma simulação do valor que o trabalhador teria direito e saber o período de saque conforme o mês de aniversário de cada correntista (confira o calendário abaixo).
Como funciona
É preciso escolher a data em que deseja que o valor esteja disponível na conta: 1º ou 10º dia do mês de aniversário. Se a escolha for pelo dia 10, o saque do dinheiro será feito com juros e atualização monetária sobre o mês do saque.
As alíquotas de crédito no saque-aniversário variam de 5%, para contas com mais de R$ 20 mil, a 50%, em contas com valores de até R$ 500, do valor total de cada trabalhador.
A Caixa Econômica alerta que o trabalhador que optar pelo saque-aniversário não poderá sacar o total da conta por motivo de demissão. No entanto, “tem direito a todas as demais modalidades de saque, incluindo o saque da multa rescisória”. Será mantido ainda os saques para compra da casa própria, doenças graves, aposentadorias e outros casos já previstos anteriormente na Lei.
Veja em quais casos vale a pena aderir ao saque-aniversário:
Desempregado
É uma boa opção para quem foi recém-demitido por justa causa ou se demitiu. Isso porque só se pode acessar o FGTS após três anos de inatividade. No entanto, quem está próximo do fim desse período de carência, é melhor ficar com o saque-rescisão.
Antes de se aposentar
Neste caso, o saque-aniversário não é recomendável. O FGTS é liberado na íntegra quando o trabalhador se aposenta. Logo, o saldo ficará mais tempo rendendo no fundo e poderá ser sacado todo o valor de uma só vez.
Estabilidade
Para quem tem um emprego estável, o saque-aniversário é uma boa opção, pois elimina o risco de ficar desempregado e sem o FGTS.
Novos empregados
O saque-aniversário também é recomendável para jovens que acabaram de entrar no mercado de trabalho. A modalidade deve ajudar, tendo em vista que o valor do fundo desse empregado não é alto.
Guardadores
O trabalhador que tem uma reserva financeira para emergências pode aderir ao saque-aniversário de forma mais tranquila. Assim, caso seja demitido, não corre o risco de ficar desamparado.
Veja o calendário do saque-aniversário para 2020:
- Janeiro e fevereiro – abril a junho;
- Março e abril – maio a julho;
- Maio e junho – junho a agosto;
- Julho – julho a setembro;
- Agosto – agosto a outubro;
- Setembro – setembro a novembro;
- Outubro – outubro a dezembro;
- Novembro – novembro a janeiro de 2021;
- Dezembro – Dezembro a fevereiro 2021.
Com informações da Agência Brasil