metropoles.com

FGTS: 33% dos trabalhadores não sabem como usar o recurso

De acordo com levantamento realizado pela Serasa e pelo Banco Pan, 38% dos entrevistados não sabem qual é o seu saldo no fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida de FGTS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de FGTS - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Levantamento realizado pela Serasa e pelo Banco Pan mostra que, apesar de 92% dos trabalhadores afirmarem conhecer o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), 33% ainda não sabem em quais condições podem utilizar o próprio dinheiro.

Entre as possibilidades menos conhecidas pelos entrevistados estão “fazer empréstimos” (64%) e “sacar o saldo após 70 anos de idade” (58%).

Foram entrevistados 2.132 trabalhadores, das 5 regiões do Brasil, com registro em carteira no regime CLT, dos dias 12 a 22 de abril.

Segundo a pesquisa, divulgada nesta terça-feira (7/6), quatro em cada dez entrevistados (38%) admitem não saber qual o valor do seu saldo do FGTS, sendo que 16% nem sabem que é possível consultar o saldo junto à Caixa Econômica Federal. Entre os trabalhadores que disseram saber quanto tinham guardado, 40% têm até R$ 1.000 de saldo e 51%, até R$ 2.500.

Entre aqueles que gostariam de usar o FGTS para realizar um sonho, 45% pensam em utilizar o saldo para adquirir um imóvel, 33% projetam destinar os recursos para montar o próprio negócio, 17% para pagar todas as dívidas e outros 10% afirmaram que pretendem usar o resgate para limpar o nome. Os juros baixos são o principal atrativo para solicitar empréstimo com garantia do FGTS.

Em termos de investimentos, 43% afirmam que o FGTS é péssimo, pois há produtos com melhor rentabilidade, enquanto 39% consideram o FGTS um porto seguro para o futuro. Do total, 1/3 (33%) pretende sacar em caso de extrema necessidade.

“A pesquisa é importante para entender a relação do brasileiro com o FGTS. Fica claro que há uma parcela significativa de pessoas que não têm um conhecimento de como utilizar esse recurso. É importante esclarecer todas as questões para o consumidor para que ele possa tomar uma decisão, porque esse é um dinheiro dele e que poderia ser utilizado para aliviar sua vida financeira, disse o responsável pelo Instituto Opinion Box, empresa responsável pela pesquisa, Felipe Sharpers.

“Os jovens trabalhadores não têm conhecimento pleno sobre o FGTS, então é importante termos o cuidado de dar educação financeira para quem está entrando no mercado de trabalho”, completou Sharpers.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?