Faturamento em bares aumentou 67% no jogo entre Brasil e Coreia
É isso o que indicam dados colhidos pela Cielo em estabelecimentos de todo o país. No derrota para Camarões, o crescimento foi de 37,9%
atualizado
Compartilhar notícia
As vendas nos bares aumentaram de forma substancial nos quatro dias de jogos da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo do Catar. O recorde foi registrado na segunda-feira (5/12), dia da partida contra a Coreia do Sul pelas quartas de final do torneio. Na ocasião, o faturamento nesses estabelecimentos cresceu 67,2%, na comparação com um dia normal. É isso o que apontam dados coletados pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que acompanha mensalmente a evolução do varejo nacional.
Em segundo lugar do ranking, aparece a segunda-feira (28/11), quando o Brasil enfrentou a Suíça. Nesse caso, as vendas aumentaram 60,9%. No dia da estreia da Seleção Brasileira contra a Sérvia, quinta-feira (24/11), o faturamento cresceu 39,4%. Na data da partida contra a seleção camaronesa, que marcou a derrota da equipe nacional, as vendas subiram menos: 37,9%.
De acordo com a Cielo, todas as comparações foram feitas com os mesmos dias da semana, mas, óbvio, em datas sem jogos. O fato de as maiores variações terem ocorrido em segundas-feiras também é compreensível. Nesses dias, o movimento em barres é naturalmente menor, o que favorece a maior diferença percentual. Mesmo assim, na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, as variações percebidas na quinta e sexta-feira foram “significativas”.
Já uma pesquisa realizada pela Rede, a empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco, apontou que os gastos dos clientes em bares, restaurantes e casas noturnas nos dias de jogos do Brasil na Copa dispararam 138%, quando a seleção goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 pelas oitavas de final.
Ainda de acordo com esse levantamento, durante o jogo do Brasil contra os sul-coreanos, os gastos com bebidas, por exemplo, subiram 112% na comparação com o dia 6 de novembro, também uma segunda-feira.