Falta de peças leva Volkswagen em São Bernardo a dar férias coletivas
De acordo com o sindicato, 55% dos funcionários vão se ausentar durante 20 dias, entre 9 e 28 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
Parte dos funcionários da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) vai entrar de férias coletivas por 20 dias, entre 9 e 28 deste mês de maio. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a pausa será feita pela da falta de componentes para montagem dos veículos.
Serão por volta de 2.500 trabalhadores ausentes, o que equivale a cerca de 55% do contingente que trabalha na unidade.
De acordo com a representação dos metalúrgicos, faltam semicondutores e outras peças importantes para a construção do produto final.
A planta de São Bernardo produz, em média, 800 carros por dia. São 4,5 mil funcionários na produção e 8,2 pessoas no total, trabalhando na unidade da Volkswagen.
Suspensão anterior
O problema não é novo e só se agravou durante a pandemia. Em maio de 2021, por exemplo, a Volks suspendeu as operações nas fábricas em São José dos Pinhais, no Paraná, e em Taubaté, em São Paulo. O motivo alegado foi a falta de insumos.
“Uma escassez significativa de capacidades de semicondutores está levando a vários gargalos de fornecimento em muitas indústrias globalmente”, informou a empresa em nota, à época.
Dois meses antes, todas as unidades em São Paulo e Paraná tiveram as atividades suspensas por 12 dias corridos devido ao agravamento da pandemia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.