metropoles.com

Euro passa a valer menos que 1 dólar pela primeira vez em 20 anos

Moeda europeia segue em desvalorização; movimento acompanha temores de instabilidade econômica na Europa e inflação recorde nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
cédulas e moedas
1 de 1 cédulas e moedas - Foto: Getty Images

Em movimento de desvalorização, o euro chegou a valer menos que um dólar pela primeira vez em duas décadas nesta quarta-feira (13/7), depois do anúncio de inflação recorde nos Estados Unidos.

Por volta das 10h (horário de Brasília), a moeda europeia foi negociada a 0,998 dólar, nível mais baixo desde dezembro de 2002.

Após oscilar em queda, o índice retornou à paridade, segundo dados da Reuters. A moeda única da União Europeia caiu 0,4% nesta quarta, e soma um tombo superior a 10% este ano.

Operadores de câmbio lidam com um cenário marcado pelo aumento dos temores de uma recessão econômica na Europa — impulsionada por altos índices inflacionários e a possibilidade de uma crise energética ocasionada pela suspensão do fornecimento de gás russo.

Em contrapartida, a moeda dos EUA segue em alta por conta das expectativas de que o banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), permaneça agressivo ao dar continuidade à elevação das taxas de juros, encorajando investidores a se refugiarem na moeda.

Inflação nos EUA

A inflação dos Estados Unidos subiu para 9,1% no acumulado de 12 meses encerrado em junho de 2022, segundo dados do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) divulgados nesta quarta-feira (13/7).

Superando as expectativas de mercado — que apontavam uma alta de 8,8% — o dado acumulado dos últimos 12 meses atingiu o maior nível em mais de 4 décadas. Em comparação com o mês de maio, a alta foi de 1,3%, índice também maior do que o estimado.

Assim como no mês anterior, a inflação de junho sofreu forte influência do aumento de preços nos alimentos e combustíveis. Em junho, o preço médio do galão da gasolina nos Estados Unidos atingiu 5 dólares pela primeira vez na história.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?