metropoles.com

Estimativa para produção agrícola de 2022 cresce 3,8%, diz IBGE

Resultados deste ano contrastam com os prejuízos causados por eventos climáticos no ano passado e que afetaram a produção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Atividade agrícola no Brasil (agronegócio)
1 de 1 Atividade agrícola no Brasil (agronegócio) - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A produção agrícola brasileira de 2022 deve totalizar as 263 milhões de toneladas, entre cereais, leguminosas e oleaginosas cultivadas, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (8/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse valor representa um crescimento de 3,8% em relação ao produzido em 2021.

Naquele ano, a estiagem, somada às geadas, afetou no rendimento dos cultivos. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estimativa é que a safra de soja de 2020/21 tenha sofrido queda de 1,8%, comparado a 2020.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, a área colhida deve ser de 72,3 milhões de hectares, crescimento de 5,5% em relação ao ano anterior. O arroz, milho e soja representam 91,7% do estimado da produção e correspondem a 87,4% da área colhida. Algodão, soja e trigo avançaram na área cultivada, em 18%, 4,3% e 2,1%, respectivamente. As plantações de arroz reduziram em 2,2%.

A produção de soja, uma das principais exportações brasileiras, é estimada em 118,6 milhões de toneladas, uma queda de 12,1% frente à safra de 2021. Milho é estimado em 112 milhões de toneladas, aumento de 27,6% de 2021 para este ano. O café cresce 7,8% em relação a 2021, mas cai 3,7% na produção de abril para maio.

Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país, corresponde a 30,1% da produção. Paraná e Goiás vêm logo atrás, com 13,9% e 10,7%.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?