metropoles.com

“Estatais estão perdendo capacidade de investimento”, diz Guedes

Ministro da Economia afirma que “a privatização é um subproduto da modernidade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Ministro da Economia, Paulo Guedes, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o da Comunicação, Fábio Faria, falam com a imprensa após jantar do presidente Bolsonaro com empresários
1 de 1 Ministro da Economia, Paulo Guedes, da Saúde, Marcelo Queiroga, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o da Comunicação, Fábio Faria, falam com a imprensa após jantar do presidente Bolsonaro com empresários - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (13/7), que as “as estatais estão perdendo capacidade de investimento” durante a cerimônia da Lei de Capitalização da Eletrobras. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 14.182, que determina a desestatização da empresa no início da semana. O projeto foi publicado nesta tarde no Diário Oficial da União.

Na ocasião, Guedes declarou que o acontecimento “é um marco histórico” e “um importante passo de modernização do setor elétrico brasileiro”. Desde 1995 é discutida a desestatização da empresa.

2 imagens
Presidente Jair Bolsonaro passa por tratamento para obstrução intestinal em SP
1 de 2

Ministro da Economia, Paulo Guedes

Thiago Araújo | Kardel LIVE MEDIA
2 de 2

Presidente Jair Bolsonaro passa por tratamento para obstrução intestinal em SP

Igo Estrela/Metrópoles

Na avaliação do ministro, “a privatização é um subproduto da modernidade”, uma vez que “as estatais estão perdendo capacidade de investimento, a exemplo da Eletrobras, que teria que investir R$ 15,7 bilhões apenas para manter a fatia de mercado”, disse.

O chefe da pasta econômica voltou a afirmar que, neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer 5% e que a economia “caiu muito menos” do que se esperava com a pandemia da Covid-19.

Bolsonaro

Dos pontos aprovados pelo Congresso, Bolsonaro vetou alguns destaques. O principal determinava que 1% das ações da Eletrobras poderiam ser compradas pelos funcionários demitidos. Outro trecho vetado foi o que obrigava o governo a realocar os funcionários da empresa e das subsidiárias que forem demitidos até um ano depois da desestatização.

No diagnóstico de Guedes, o saldo é vastamente positivo” e os maiores jabutis (trechos que não tinham a ver com a proposta inseridos no texto) foram retirados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?