“Estatais estão perdendo capacidade de investimento”, diz Guedes
Ministro da Economia afirma que “a privatização é um subproduto da modernidade”
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, nesta terça-feira (13/7), que as “as estatais estão perdendo capacidade de investimento” durante a cerimônia da Lei de Capitalização da Eletrobras. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a Lei 14.182, que determina a desestatização da empresa no início da semana. O projeto foi publicado nesta tarde no Diário Oficial da União.
Na ocasião, Guedes declarou que o acontecimento “é um marco histórico” e “um importante passo de modernização do setor elétrico brasileiro”. Desde 1995 é discutida a desestatização da empresa.
Na avaliação do ministro, “a privatização é um subproduto da modernidade”, uma vez que “as estatais estão perdendo capacidade de investimento, a exemplo da Eletrobras, que teria que investir R$ 15,7 bilhões apenas para manter a fatia de mercado”, disse.
O chefe da pasta econômica voltou a afirmar que, neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer 5% e que a economia “caiu muito menos” do que se esperava com a pandemia da Covid-19.
Bolsonaro
Dos pontos aprovados pelo Congresso, Bolsonaro vetou alguns destaques. O principal determinava que 1% das ações da Eletrobras poderiam ser compradas pelos funcionários demitidos. Outro trecho vetado foi o que obrigava o governo a realocar os funcionários da empresa e das subsidiárias que forem demitidos até um ano depois da desestatização.
No diagnóstico de Guedes, o saldo é “vastamente positivo” e os maiores jabutis (trechos que não tinham a ver com a proposta inseridos no texto) foram retirados.