metropoles.com

Entenda as três fases previstas pelo governo para a reforma administrativa

A primeira é a PEC entregue hoje, com regras mais gerais. A segunda etapa será por meio de seis projetos de lei

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A reforma administrativa do governo federal, batizada de Nova Administração Pública, que mexe na carreira de novos servidores, vai ser entregue ao Congresso Nacional em três fases.

A proposta tem sido apresentada na manhã desta quinta-feira (3/9) em coletiva realizada pelo Ministério da Economia. De acordo com a apresentação, a reforma administrativa integral desejada pelo governo será apresentada em três etapas.

A primeira fase projetada é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) entregue nesta manhã, que tem como foco o novo regime de vínculos e modernização organizacional da administração pública, mexendo em princípios mais gerais do serviço.

A segunda etapa é um conjunto de projetos de leis que, segundo o Ministério da Economia, “vão trazer atualizações, ajustes e melhoramentos em diversas áreas”, não somente da gestão de pessoas, mas também da parte operacional.

No total, são seis projetos: PLP e PL de Gestão de Desempenho; PL de Consolidação de Cargos, Funções e Gratificações; PL de Diretrizes de Carreiras; PL de modernização das formas de trabalho; PL de Arranjos Institucionais; e PL de Ajustes no Estatuto do Servidor.

A terceira fase, que é a regulamentação de um projeto de lei complementar, vai acontecer após a publicação do Congresso Nacional, e a ideia será estabelecer um novo marco regulatório das carreiras.

Saiba mais sobre reforma administrativa no ponto a ponto que o Metrópoles preparou.

“O que a gente está propondo agora é para frente, para os servidores que entrarão no serviço público a partir da aprovação da Emenda Constitucional e desse Projeto de Lei Complementar”, disse o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart.

“Então, é uma sequência, um processo, algo que a gente, a sociedade brasileira, vamos construir junto com o Congresso Nacional, com o governo, com o Judiciário, a administração pública que nós queremos e que vai fazer diferença na vida das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam do serviço público”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?