Empresas de turismo e cultura vão ter linha de crédito de R$ 5 bi
Anúncio foi feito nesta quarta, mas ainda não há previsão de quando o dinheiro estará disponível e sob quais condições
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou nesta quarta-feira (22/04) que empresas de todos os tamanhos dos setores de turismo e cultura serão beneficiados com uma linha de crédito de R$ 5 bilhões para sobreviverem à crise causada pela pandemia de coronavírus. O crédito será criado via Medida Provisória, segundo o ministro, mas ainda não há prazo preciso para sua publicação porque o texto está sendo revisado pelo Ministério da Economia.
“Sei que os empresários estão indo aos bancos e não estão conseguindo esse crédito, para manter capital de giro e passar por esse período tão difícil”, disse o ministro, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. “Mas estamos atentos e vamos contemplar desde o MEI [Microempreendedor Individual] passando pelos pequenos, médios e grandes empresários”, prometeu o Marcelo Álvaro.
Segundo ele, essa linha de crédito será a terceira grande medida governamental para ajudar um setor que sofre gravemente as consequências do coronavírus, já que o faturamento desapareceu, com os clientes.
“A primeira foi a possibilidade de suspensão dos contratos de trabalho, sem a qual a maioria das empresas não sobreviveria. A segunda, a possibilidade de prestar o serviço ou reembolsar o consumidor num período de até 12 meses após o fim da pandemia. Porque se fosse exigir o reembolso imediato, seria catastrófico para as empresas. Na nossa solução, empresários e consumidores estão tendo seu lado contemplado”, complementou o ministro do Turismo.
Veja a íntegra da entrevista:
#AoVivo: O @minsaude, Nelson Teich, participa da primeira coletiva desde que assumiu o cargo e fala sobre ações de enfrentamento ao #coronavirusnobrasil.
Os ministros da @MInfraestrutura, @tarcisiogdf, e do @MTurismo, @Marceloalvaroan, também participam. https://t.co/WNbt3YF6Ss— Agência Brasil (@agenciabrasil) April 22, 2020