Empresários definem educação como prioridade de próximo governo
Pesquisa conduzida pela confederação ouviu mais de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande porte
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quinta-feira (15/9) aponta que o novo presidente eleito pelo país deverá ter como pautas prioritárias de governo investimentos em educação e saúde pública. O levantamento ouviu executivos de mais de mil empresas industriais de pequeno, médio e grande porte, em todas as unidades da federação.
De acordo com o balanço, para 34% dos entrevistados, o próximo presidente eleito deverá ter como pauta prioritária para o país a educação. Na sequência, aparece a saúde pública, com 26% das menções.
Políticas públicas destinadas ao fomento do crescimento econômico são pautas tidas como prioridade para 20% dos empresários consultados. Em seguida, estão medidas para redução de impostos, com 14%.
Prioridades para o empresariado
No que diz respeito às pautas prioritárias do próprio empresariado, 41% dos empresários entrevistaram cobraram redução de impostos, enquanto 23% defenderam uma reforma tributária.
O setor também defende medidas para facilitar linhas de crédito (17% do total de entrevistados) e redução da taxa de juros (8%). Para 7% do total de consultados, o próximo presidente deve focar em desburocratização.
Metodologia
Ao todo, a CNI entrevistou executivos de 1.001 empresas. As entrevistas foram realizadas entre 10 e 24 de agosto de 2022.
Do total de executivos, 80% representam uma empresas de pequeno porte. O restante trabalhar em empresas grandes ou médias.
Mais da metade das empresas consultadas está concentrada na região Sudeste – 51% do total. O restante está dividido da seguinte forma: região Sul (28% das empresas); Nordeste (12%); Norte e Centro-Oeste (9%).