metropoles.com

Empresários apoiam derrubada de veto para liberar recursos à inovação

Confederação Nacional da Indústria e a Mobilização Empresarial pela Inovação divulgaram nota a favor da derrubada do veto presidencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Metrópoles
Lago com Congresso ao fundo
1 de 1 Lago com Congresso ao fundo - Foto: JP Rodrigues/Metrópoles

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) se posicionaram a favor da derrubada dos vetos presidenciais sobre a Lei Complementar 177/2021, que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Os vetos estão pautados para análise do Congresso Nacional nesta quarta-feira (17/3).

A Lei Complementar 177 foi sancionada no início deste ano com dois vetos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Um desses artigos vetados disponibilizava integralmente, ao fundo para execução orçamentária e financeira, os recursos vinculados ao FNDCT alocados em reserva de contingência.

Outro ponto excluído impedia a alocação orçamentária dos valores provenientes de fontes vinculadas ao FNDCT em reservas de contingência de natureza primária ou financeira.

“O FNDCT é a principal ferramenta de financiamento à CT&I [ciência, tecnologia e inovação] do país e se mostra imprescindível para os investimentos em pesquisas e projetos de inovação, especialmente neste momento de pandemia, em que a ciência tem se tornado cada vez mais fundamental para a superação dos desafios relacionados ao novo coronavírus nos campos sanitário e econômico”, informou a CNI, em nota.

“Para se ter ideia do tanto que o bloqueio desse Fundo tem dificultado a inovação no Brasil, somente 13% de um total de R$ 6,8 bilhões arrecadados pelo Fundo no ano passado foram liberados para investimentos em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) realizadas por universidades”, prosseguiu.

3 imagens
Produção Industrial
1 de 3

Governo do Espírito Santo/Divulgação
2 de 3

Produção Industrial

iStock
3 de 3

Paulo Fridman/Bloomberg News

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?