Embraer recebe nova encomenda de carros voadores
Avantto, companhia de gestão e propriedade compartilhada de aeronaves da Rio Bravo, adquiriu 100 unidades do novo veículo
atualizado
Compartilhar notícia
A Embraer anunciou, neste domingo (3/10), que recebeu uma nova encomenda de eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, como é chamado oficialmente o “carro voador”).
Segundo a empresa, a Avantto adquiriu 100 eVTOLs que devem ser entregues a partir de 2026. A Avantto é uma companhia de gestão e propriedade compartilhada de aeronaves executivas da gestora de investimentos Rio Bravo. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Com o novo negócio, a Eve Urban Air Mobility, subsidiária da Embraer que desenvolve os eVTOLs, totaliza pedidos para entregar 735 unidades em todo o mundo.
O que são os eVTOLs?
Por enquanto, o “carro voador” teve seus primeiros testes só em simulador. A ideia é que os primeiros modelos do veículo tenham piloto para, só depois, operarem de forma autônoma.
Os eVTOLs são diferentes de aviões e helicópteros. Embora o foco seja o transporte de passageiros e cargas, os veículos utilizarão uma tecnologia específica para suprir uma demanda de voos em curtos espaços, como dentro das cidades.
Na maioria das vezes, os eVTOLs são feitos para voar por menos de 30 minutos. A vantangem é que não precisam de pistas para decolar, são mais baratos, menos poluentes e mais silenciosos, devido ao seu funcionamento elétrico.