metropoles.com

Em ata, Copom volta a indicar possível elevação da taxa Selic em 2021

Comitê disse que resultados promissores de testes de vacinas contra a Covid-19 tendem a trazer melhora da confiança da atividade econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Beto Nociti/BCB
Brasília/DF 19/07/2016 – COPOM. Foto: Beto Nociti/BCB
1 de 1 Brasília/DF 19/07/2016 – COPOM. Foto: Beto Nociti/BCB - Foto: Beto Nociti/BCB

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) indicou, nesta terça-feira (15/12), que pode voltar a subir a taxa básica de juros no futuro. Hoje, a Selic está em 2% ao ano, o menor patamar da história.

A informação consta na ata da última reunião do Copom, realizada na semana passada. O documento foi divulgado nesta manhã pelo BC, que aponta ainda para uma incerteza no ritmo de crescimento da economia.

O Banco Central ressaltou que as condições para manutenção do “forward guidance“, mecanismo que impede aumento do juro básico, podem não ser mais atendidas em breve, o que indica possível elevação da taxa Selic.

No entanto, adicionou que, “embora haja a possibilidade de o forward guidance ser retirado em breve, isso não implicaria mecanicamente aumento de juros”.

Boletim Focus divulgado nessa segunda-feira (14/12) prevê que a taxa Selic deverá fechar 2021 em 3% ao ano, aumento de 1 ponto percentual em relação ao patamar atual. Em 2022, pode subir para 4,5% ao ano.

O Copom avaliou também que perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é “essencial para permitir a recuperação sustentável da economia”.

3 imagens
Banco Central do Brasil
Banco Central do Brasil
1 de 3

Banco Central do Brasil

Felipe Menezes/Metrópoles
2 de 3

Banco Central do Brasil

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Banco Central do Brasil

Felipe Menezes/Metrópoles

“O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”, informou.

Disse também que a retomada da economia pode ser gradual, mas enfatizou que os resultados promissores nos testes das vacinas contra a Covid-19 tendem a trazer melhora da confiança da atividade no médio prazo.

“A pouca previsibilidade associada à evolução da pandemia e ao necessário ajuste dos gastos públicos a partir de 2021 aumenta a incerteza sobre a continuidade da retomada da atividade econômica”, informou o Copom.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?