metropoles.com

Eletrobras: acionistas aprovam processo de privatização da empresa

Com o aval da assembleia, o próximo passo para a operação sair do papel é a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
fotografia colorida de uma linha de energia elétrica
1 de 1 fotografia colorida de uma linha de energia elétrica - Foto: Reprodução/Twitter

O projeto de privatização da Eletrobras foi aprovado, nesta terça-feira (22/2), pelos acionistas da empresa, reunidos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

A assembleia foi marcada por um grande número de abstenções e realizada virtualmente por causa da pandemia. Os acionistas aprovaram a cisão das subsidiárias Eletronuclear e da usina hidrelétrica binacional de Itaipu, a capitalização da empresa em bolsas de valores, com diluição da participação da União, e as condições financeiras para que a privatização aconteça.

Ficou decidido que a capitalização da Eletrobras, via oferta pública primária de ações e American Depositary Receipts (ADRs), permite uma diluição do capital votante da União a 45%. As informações são do Estadão.

Além disso, os acionistas aprovaram ainda a reestruturação societária da estatal, com a criação da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar), que será a responsável pela Itaipu e pela Eletronuclear.

Com o aval da assembleia, o próximo passo para a operação sair do papel é a aprovação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O BNDES, que é o responsável pelo processo de venda da estatal, já teria definido o preço, e o aval do TCU deverá ocorrer até o fim de março. Após isso, o Planalto espera concluir a venda da Eletrobras até maio.

Processo de privatização

Na última terça-feira (15/2), o TCU aprovou a primeira etapa do processo de privatização da Eletrobras, que o governo pretende efetivar até maio deste ano.

Na ocasião, foram seis votos a favor e uma manifestação contrária, do ministro Vital do Rêgo. Somente sete ministros votaram neste processo, ainda que o TCU seja integrado por nove.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?