metropoles.com

Eduardo Guardia, ex-ministro da Fazenda de Temer, morre aos 56 anos

Falecimento de Guardia foi confirmado pelo BTG. Sem filhos, ele deixa a esposa, a pedagoga Maria Lúcia, de 30 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ministério da Fazenda
O ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, Eduardo Guardia, morreu aos 56 anos. Na foto, ele fala ao microfone em evento - Metrópoles
1 de 1 O ex-ministro da Fazenda de Michel Temer, Eduardo Guardia, morreu aos 56 anos. Na foto, ele fala ao microfone em evento - Metrópoles - Foto: Divulgação/Ministério da Fazenda

O economista Eduardo Refinetti Guardia, ex-ministro da Fazenda durante o governo Temer e CEO da BTG Pactual Asset, morreu, nesta segunda-feira (11/4), aos 56 anos, em São Paulo, vítima de câncer no cérebro.

O falecimento de Guardia foi confirmado pelo BTG. Sem filhos, ele deixa a esposa, a pedagoga Maria Lúcia, de 30 anos.

Eduardo estava no posto de CEO do BTG desde janeiro de 2019. Nos últimos nove meses do governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), foi ministro da Fazenda.

Tido pelos colegas como um profissional sério, respeitoso, centrado e organizado, o economista era elogiado pelo controle de despesas à frente do Ministério da Fazenda. No governo Temer, ficou conhecido pela ala política por dizer “não” de forma recorrente.

O ex-ministro nasceu em 19 de janeiro de 1966, em São Paulo. Doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP), foi diretor de produtos e relações com investidores da BM&F Bovespa; diretor executivo da B3; e diretor financeiro e de relações com investidores da gestora GP Investments.

Ministério da Economia lamenta morte

Em nota, o Ministério da Economia disse que “recebeu com pesar e tristeza a notícia do falecimento do economista Eduardo Refinetti Guardia”.

“Durante sua trajetória pública, a atuação de Guardia foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou”, diz trecho do documento divulgado à imprensa.

Leia a íntegra:

“O Ministério da Economia recebeu com pesar e tristeza a notícia do falecimento do economista Eduardo Refinetti Guardia, que ocupou o cargo de ministro da Fazenda do Brasil em 2018. Guardia também foi secretário-executivo da antiga pasta entre 2016 e 2018, e secretário do Tesouro Nacional no início dos anos 2000, entre outros cargos na estrutura do ministério. Durante sua trajetória pública, a atuação de Guardia foi fundamental na construção de soluções importantes para a economia brasileira. O ex-ministro sempre se notabilizou pelo trabalho incansável, a gentileza no trato e o permanente espírito público, inspirando todas as equipes que liderou. O ministro Paulo Guedes relembrou a capacidade de diálogo de Guardia, que contribuiu de forma relevante para a troca de informações institucionais no período de transição de governo. Neste momento de dor, o ministro Guedes e os servidores do ministério da Economia manifestam respeito e solidariedade aos familiares e amigos de Eduardo Guardia”.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?