metropoles.com

Economia está ruim ou péssima para 70% dos brasileiros, diz pesquisa

Estudo da CNI mostra ainda que 74% da população precisou reduzir os gastos durante a pandemia de Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock/ Foto Ilustrativa
contas, inflação, arrecadação
1 de 1 contas, inflação, arrecadação - Foto: iStock/ Foto Ilustrativa

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 7 em cada 10 brasileiros consideram a situação econômica atual do Brasil ruim ou péssima. Para 80% dos entrevistados, essa é uma das piores crises econômicas que o país já enfrentou.

O levantamento da CNI, feito pelo Instituto FSB, entrevistou 2.016 brasileiros a partir de 16 anos, nas 27 unidades da Federação entre os dias 18 e 23 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo os resultados do estudo, 56% da população acredita que, em comparação com os últimos seis meses, a economia piorou. Só 22% consideram que ela melhorou. A visão de futuro está dividida: 34% estão otimistas e acreditam que a situação vai melhorar um pouco (27%) ou muito (7%); 27% acham que ela vai permanecer estável e 32% estão pessimistas. Para esses últimos, a economia ainda vai piorar um pouco (15%) ou muito (17%).

“Um olhar atento e qualificado para o cenário internacional mostra que os países que conseguiram melhor enfrentar a crise econômica gerada pela pandemia foram aqueles que contam com uma indústria forte. A solução para reverter a situação em que o Brasil se encontra passa, necessariamente, pelo investimento em inovação e pela aprovação de reformas estruturantes que melhorem o ambiente de negócios no país. Esse é o caminho para gerar emprego e renda”, comentou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

No auge da pandemia, a indústria se mobilizou para produzir equipamentos de segurança como máscaras e luvas cirúrgicas.

Inflação afetou três em cada quatro brasileiros

Um dos principais motivos para que a população tenha sentido um impacto negativo no bolso foi a disparada da inflação. Em outubro, o IPCA (índice que regula o aumento dos preços) ficou em 1,25%, atingindo 10,67% em 12 meses.

De acordo com a pesquisa, para 29% dos brasileiros, a inflação ainda deve aumentar muito. Outros 25% acham que ela vai subir um pouco. Diante das dificuldades, 74% dos entrevistados tiveram de reduzir os seus gastos, percentual igual a maio de 2020, no início da pandemia.

Entre aqueles que afirmaram terem diminuído as suas despesas, 58% dizem que a redução foi muito grande (20%) ou grande (38%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?