metropoles.com

Doze unidades da BRF são proibidas de exportar para a União Europeia

BRF ressalta que a decisão da UE atinge apenas unidades localizadas no Brasil e que possuem habilitação para exportação para países europeus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
brf
1 de 1 brf - Foto: Divulgação

Em comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (14/5), a BRF informou a proibição de 12 unidades da empresa no Brasil exportarem produtos de origem animal para a União Europeia (UE). Segundo a empresa, estudos e avaliações em andamento serão concluídas para o “planejamento de sua produção a fim de buscar as melhores alternativas para reequilibrar o nível de oferta de seus produtos frente ao cenário de demanda que se apresenta”.

A medida da UE entrará em vigor nesta quarta-feira (16) e afeta outras oito unidades industriais de outras empresas. Sua publicação pelas autoridades sanitárias brasileiras ainda está pendente, ressalta o comunicado da BRF.

A União Europeia publicou também nesta segunda decisão de proibir importações de produtos de origem animal de 20 unidades no Brasil, antes autorizadas a exportar para os países europeus. A decisão é resultado do desdobramento da Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

No texto, a BRF diz não concordar com a sanção. “Parece ter sido motivada pela proteção do mercado local e não por questões de saúde e qualidade, conforme recentemente anunciado pelo Ministério da Agricultura”, destacou a empresa.

Segundo a companhia, a decisão da UE atinge somente as unidades localizadas no Brasil e que possuem habilitação para exportação para países europeus. Assim, não afeta o fornecimento a outros mercados ou demais plantas da BRF localizadas fora do Brasil e que exportam para o mercado europeu.

No comunicado, a empresa ressaltou ainda que fará valer seus direitos perante os órgãos europeus competentes para continuar a atender seus clientes na União Europeia a partir de suas instalações no Brasil. A empresa disse, por fim, apoiar as ações do governo brasileiro perante a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?