metropoles.com

Dólar vai na contramão do exterior e recua para R$ 3,73

Fluxo de entrada de capital externo permitiu pequena queda na cotação da moeda norte-americana, em dia fraco no cenário local

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBC
Notas de dólar
1 de 1 Notas de dólar - Foto: EBC

Em novo dia de fraco volume de negócios, o dólar voltou a cair, encerrando em baixa de 0,20%, a R$ 3,7384. Com o calendário esvaziado nesta segunda-feira (22/07/2019), aqui e lá fora, mas com agenda de eventos importantes nos próximos dias, as mesas de câmbio operaram em compasso de espera. Operadores registraram fluxo de entrada, que acabou fazendo o dólar cair, contrariando o movimento do exterior, onde a moeda americana teve alta ante divisas fortes e subiu perante a maioria dos emergentes.

O governo deve anunciar na quarta-feira detalhes de como vão funcionar os saques no FGTS. O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, confirmou que as regras para serão divulgadas esta semana e prometeu que não serão um “repeteco” do que já ocorreu em governos anteriores.

No exterior, as atenções estão voltadas para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, na sexta-feira (26/07/2019), e a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) na quinta (25/07/2019). Os economistas do Citibank esperam que o BCE passe a indicar que um corte de juros pode vir em breve na zona do euro, o que pode enfraquecer a moeda europeia.

No aguardo destes eventos aqui e lá fora, os investidores evitaram fazer muitas apostas. “O mercado operou com volume bem aquém do normal, vazio de notícias”, destaca o responsável pela área de câmbio da Terra Investimentos, Vanei Nagem. A expectativa é de que estrangeiros voltem com mais força ao país, após ficarem praticamente ausentes na primeira metade do ano.

Expectativa

Na semana passada, os estrangeiros ficaram com 71% das ações em oferta de papéis subsequente do ressegurador IRB Brasil Re. Esta semana, são três ofertas de ações – BR Distribuidora, Hapvida e Movida – e a expectativa é de que as operações tenham participação importante de estrangeiros.

“A mensagem importante é que a economia do Brasil está de volta aos trilhos”, ressaltam os estrategistas da gestora Franklin Templeton, Gustavo Stenzel e Marcos Mundim, em relatório. “Enquanto o Brasil ainda enfrenta alguns desafios, no geral, temos uma visão muito construtiva do país daqui para frente.”

No exterior, o dólar teve um dia de recuperação, após as quedas da semana passada, por conta das expectativas de cortes de juros nos Estados Unidos, e subiu ante países desenvolvidos e emergentes. Um dos termômetros do enfraquecimento das moedas dos emergentes hoje é o fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) WisdomTree Emerging Currency Fund, negociado em Nova York. A carteira recuou 0,15% nesta segunda-feira, enquanto o índice DXY, que mede o comportamento do dólar ante divisas fortes, avançou 0,15%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?