Dólar tem quarta semana seguida de alta e fecha em R$ 3,94
Índice Bovespa perdeu fôlego nesta sexta-feira: recua 0,11% com cenário externo, mas ganha 1,29% na semana
atualizado
Compartilhar notícia
O dólar acumulou alta de 1,26% nos últimos cinco dias, marcando a quarta semana consecutiva de valorização, de 4,09%. O movimento tem sido puxado principalmente pelo noticiário externo, sobretudo a intensificação da tensão comercial dos Estados Unidos com a China, que tem feito investidores fugirem de ativos de risco, vendendo moedas de emergentes, e buscarem proteção no dólar. No mês, o dólar já tem alta de 3,2% no mercado à vista, subindo em cinco dos sete pregões até agora. Na sessão desta sexta-feira (09/08/2019), a moeda norte-americana terminou cotada em R$ 3,9405 (+0,33%).
A tensão comercial entre Pequim e Washington deve se intensificar antes de melhorar, avalia nesta sexta o banco norte-americano JPMorgan.
Os estrategistas da casa recomendam posição abaixo da média de mercado (“underweight”) em moedas de emergentes, que tendem a se enfraquecer neste ambiente, de aumentos de risco e de incerteza na economia mundial.
As incertezas quanto à tensão comercial entre Estados Unidos e China voltaram a pesar nos mercados acionários, e o Índice Bovespa perdeu fôlego nesta sexta-feira, após três altas consecutivas. O indicador chegou a subir moderadamente pela manhã, mas inverteu a tendência no início da tarde, sob influência direta das bolsas de Nova York.
Pregão
Assim, terminou o pregão em leve baixa, de 0,11%, aos 103.996,16 pontos. Apesar da forte turbulência dos últimos dias, o índice encerrou a semana com alta acumulada de 1,29%, na contramão das perdas dos índices americanos.
Mais uma vez, o mau humor do investidor foi justificado pelos sinais de que os conflitos comerciais e cambiais entre Estados Unidos e China não têm data para terminar, dadas as sucessivas declarações do presidente americano, Donald Trump. Nesta sexta ele afirmou que ainda avaliaria se os Estados Unidos retomarão as rodadas de negociações com o gigante asiático.