metropoles.com

Dólar abre em forte queda após eleição de Bolsonaro

Mercado reage positivamente à vitória do candidato do PSL na corrida presidencial. Ibovespa futuro salta mais de 3,5%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com a vitória de Jair Bolsonaro à Presidência do país, o mercado local amplia a desmontagem de posições cambiais, que enfraquece mais o dólar e influencia na queda das taxas de juros assim como dá impulso ao Ibovespa futuro e aos ativos brasileiros no exterior. Logo após a abertura do pregão na manhã desta segunda-feira (29/10) o Ibovespa futuro subia mais de 3,5%.

No câmbio, por volta das 9h15, o ajuste de baixa já perdia força e a moeda americana renovou máximas acima dos R$ 3,610, ante mínimas no patamar de R$ 3,58. Já na renda fixa, as taxas mais longas exibiram recuo perto de 30 pontos-base, com o contrato de janeiro de 2025 perdendo 28 pontos-base nos primeiros negócios. O movimento ocorre em meio ao recuo do dólar ante outras moedas emergentes e ligadas a commodities num dia de bom humor no exterior.

Segundo operadores, os negócios são influenciados também por interesses técnicos ligados à rolagem de contratos cambiais de fim de mês, a sinalização do presidente eleito de que o economista Paulo Guedes, que será ministro da Economia, poderá não ter a autonomia esperada para formar a sua equipe e a indicação de que o Banco Central passará a adotar meta para a taxa de câmbio, além de meta de inflação.

No radar semanal estão ainda a decisão do Copom para a Selic na quarta-feira e o relatório do mercado de trabalho nos Estados Unidos na sexta-feira, dia de feriado de Finados no Brasil.

Na manhã desta segunda, o deputado federal e futuro ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou em entrevista a rádios que entre quarta (30) e quinta-feira (31) desta semana a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro vai anunciar “alguns nomes técnicos” para o governo de transição.

Disse que na semana passada, conversou com o ministro Eliseu Padilha para obter as primeira informações. “Amanhã terei reunião com Bolsonaro e [o economista Paulo] Guedes e, na quarta-feira, com general Augusto Heleno [que deve assumir o Ministério da Defesa]”, disse o deputado federal.

Tanto na entrevista à Rádio CBN quanto à Rádio Eldorado, Onyx disse que o governo Bolsonaro vai acabar com o “toma lá dá cá” e com o loteamento de cargos e estatais por razões políticas e de coalizão e que o governo terá maioria no Congresso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?