metropoles.com

Dívida bruta do governo pode chegar a 95% do PIB em 2031

Em maio, Instituição Fiscal Independente projetava que o percentual da dívida bruta sobre o PIB brasileiro seria de 80,9%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministério da economia
1 de 1 ministério da economia - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Segundo dados apresentados pela Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado Federal, a dívida bruta do governo pode alcançar 95,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2031.

Em maio, a instituição projetava que esse percentual seria de 80,9%. A piora no cenário fiscal do país fez com que a IFI revisse seus números.

De acordo com as novas projeções, a dívida bruta do governo deve ficar em 76,6% em relação ao PIB em 2022. Inicialmente, a estimativa para este ano era de 78%. A entidade alerta, no entanto, que a redução deverá ser revertida em 2023, em meio ao pessimismo generalizado em relação ao resultado primário.

Ainda segundo a IFI, o Brasil deve passar de um superávit primário de 0,5% do PIB em 2022 para um déficit de 0,9% no ano que vem.

Para que a dívida seja estabilizada no patamar de 76,6% neste ano, seria necessário um superávit primário médio de 1,5% do PIB em 2023 – o que, pelo menos até este momento, está fora do radar.

Com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que deve abrir espaço no Orçamento para o pagamento de benefícios sociais, o aumento potencial das despesas primárias da União deve ser de R$ 173,1 bilhões em 2023, segundo a IFI.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?