Desemprego recua para 13,2% e atinge 13,7 milhões de brasileiros
Taxa de desemprego foi de 13,2% no trimestre encerrado em agosto. No período imediatamente anterior, índice registrou 14,6%
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de desemprego no país caiu para 13,2% no trimestre encerrado em agosto (junho, julho e agosto), mas ainda atinge 13,7 milhões de brasileiros.
No trimestre finalizado em maio (março, abril e maio), havia 14,8 milhões de desocupados, o equivalente a cerca de 14,6% da população. Os dados foram publicados nesta quarta-feira (27/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número de pessoas ocupadas (90,2 milhões) avançou 4%. Com isso, o nível de ocupação subiu 2 pontos percentuais para 50,9%, indicando que mais da metade da população em idade para trabalhar está ocupada no país.
A ocupação foi impulsionada, segundo o IBGE, pelo aumento de 1,1 milhão de trabalhadores (4,2%) com carteira assinada no setor privado (31 milhões).
Os postos de trabalho informais também avançaram, com a manutenção da expansão do trabalho por conta própria sem CNPJ e do emprego sem carteira no setor privado. A taxa de informalidade subiu de 40% no trimestre encerrado em maio para 41,1%, no trimestre finalizado em agosto.
“Parte significativa da recuperação da ocupação deve-se ao avanço da informalidade”, afirmou a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy.
“Em um ano, a população ocupada total expandiu em 8,5 milhões de pessoas, sendo que desse contingente 6 milhões eram trabalhadores informais”, completou a especialista.