Conferência nos EUA reunirá Temer, Moraes e Meirelles
Evento promovido pelo Lide em Nova York discutirá temas como liberdade, democracia e economia
atualizado
Compartilhar notícia
Alguns dos principais nomes das cenas política e jurídica do país se reunirão em Nova York a partir da próxima segunda-feira (14/11) para a Brazil Conference, um evento organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide). O discurso de abertura será proferido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).
O primeiro painel, no dia 14, terá como tema “O Brasil e o respeito à liberdade e à democracia”. Entre os participantes, estarão o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Outros cinco ministros da corte também participarão do seminário: Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski. O ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto e o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, também vão compor o painel.
À frente do TSE durante o processo eleitoral, Moraes assumiu protagonismo do que classificou como “guerra às fake news” – e foi acusado por aliados de Jair Bolsonaro (PL) de prejudicar o candidato à reeleição.
Sob sua gestão, o tribunal aprovou uma resolução que ampliou os poderes da própria corte para a remoção de notícias falsas nas redes. Conteúdos com informações consideradas falsas ou descontextualizadas foram removidos sem que o TSE fosse provocado pelas partes interessadas, como ocorria até então.
Perspectivas para a economia
No dia 15 de novembro, o debate será sobre “A economia do Brasil a partir de 2023”. A mesa será formada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto; pelos ex-ministros da Fazenda Henrique Meirelles e Joaquim Levy; e pelo ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Persio Arida.
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado nas eleições de outubro, também participará.
Críticas nas redes
Em setembro, a pouco menos de um mês da eleição no Brasil, simpatizantes de Bolsonaro difundiram, por meio das redes sociais, a informação falsa de que o evento do Lide em Nova York teria como tema central “um novo governo do Brasil”.
Na verdade, a conferência inicialmente tinha previsto um painel intitulado “A economia do Brasil com o novo governo”. Após as críticas, os organizadores mudaram o título de uma das mesas para “A economia do Brasil no pós-eleição” e, em seguida, “A economia do Brasil a partir de 2023”.
Segundo o Lide, a mudança foi necessária “para tornar a compreensão” a respeito dos debates “ainda mais objetiva e assertiva”.