CVM investiga Petrobras após Bolsonaro anunciar troca de comando
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo estatal. Troca do presidente precisa ser aprovada por Conselho
atualizado
Compartilhar notícia
Após o anúncio do presidente Jair Bolsonaro de mudar o comando da Petrobras, trocando o atual presidente, Castelo Branco, pelo general Joaquim Silva e Luna, a gerência de acompanhamento de empresas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abriu investigação envolvendo a empresa.
O processo aberto foi publicado no site da autarquia nesta segunda-feira (22/2). O documento não detalha como será feito o trabalho.
Para a legislação societária, empresas como a Petrobras, listadas em bolsa, precisam anunciar informações de importância nacional, como essa, em fato relevante. Isso não ocorreu. Além disso, a troca do comandante da empresa precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo, o que também não aconteceu.
Bolsonaro anunciou o desejo da mudança em um post nas redes sociais na sexta-feira (19/2), durante a noite. O mercado ficou agitado desde então com o comunicado. Neste começo de semana, as ações da Petrobras desabaram quase 21% na Ibovespa e recuaram cerca de 20% na bolsa de valores de Nova Iorque, a U$ 8 cada.