metropoles.com

Crescimento econômico do Brasil é mais rápido, diz governo sobre o PIB

Para o Ministério da Economia, resultado do PIB do 2º trimestre mostra “uma consolidação da retomada da atividade econômica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Thiago S. Araújo/Especial para o Metrópoles
Parte externa do Ministério da Economia- Metrópoles
1 de 1 Parte externa do Ministério da Economia- Metrópoles - Foto: Thiago S. Araújo/Especial para o Metrópoles

Em nota apresentada após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2022, o Ministério da Economia avaliou que o Brasil apresenta “ritmo de crescimento da atividade econômica de forma mais rápida do que outros países”.

O PIB, soma da riqueza produzida pelo país, registrou crescimento de 1,2% no segundo trimestre do ano (abril a junho) em comparação aos três meses anteriores (janeiro a março). Em valores correntes, chegou a R$ 2,404 trilhões.

7 imagens
O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade
PIB do Brasil subiu 1% no primeiro trimestre de 2022, segundo IBGE
Previsão do PIB em 2022 tem queda de 0,08%
1 de 7

PIB do Brasil subiu 1,2% no segundo trimestre de 2022, segundo IBGE

IBGE/Reprodução
2 de 7

IBGE/Reprodução
3 de 7

IBGE/Reprodução
4 de 7

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade

Hugo Barreto/Metrópoles
5 de 7

PIB do Brasil subiu 1% no primeiro trimestre de 2022, segundo IBGE

IBGE/Reprodução
6 de 7

Previsão do PIB em 2022 tem queda de 0,08%

Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 7

Exportações e importações

Michael Melo/Metrópoles

O resultado, divulgado nesta quinta-feira (1º/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou um pouco acima do esperado. Analistas consultados pela agência Bloomberg, por exemplo, projetavam alta de 0,9% na mediana.

É o quarto resultado positivo consecutivo do indicador após o recuo de 0,3% no segundo trimestre do ano passado. O maior crescimento veio da indústria (2,2%), seguida pelos serviços, que avançaram 1,3%, e a agropecuária, que expandiu 0,5%.

“Diante desse resultado divulgado pelo IBGE, observa-se que o Brasil apresenta ritmo de crescimento da atividade econômica de forma mais rápida do que outros países, inclusive quando comparado a alguns países emergentes. Na amostra de países do G-20 e que já divulgaram seus resultados trimestrais, o Brasil apresentou o 2º melhor resultado na margem para o PIB do 2T22 [segundo trimestre de 2022]”, diz nota informativa da pasta comandada pelo ministro Paulo Guedes.

Ainda de acordo com o ministério, o resultado mostra “uma consolidação da retomada da atividade econômica, mesmo com os impactos do conflito do Leste Europeu e os efeitos remanescentes da pandemia”.

O ministério ainda avalia que a economia brasileira segue em trajetória de crescimento no ano de 2022, e os resultados do segundo trimestre confirmam a sustentação da atividade econômica. “Nota-se a continuidade da recuperação dos serviços, elevação do emprego e melhora na confiança de empresários e consumidores nos meses recentes.”

O PIB do Brasil no ano de 2021 foi de R$ 8,7 trilhões, uma expansão de 4,6%. Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia.

Projeções para 2022

A Economia projeta que o crescimento da economia neste ano fique em 2%. Agentes do mercado consultados semanalmente pelo Banco Central (BC), projetaram na última segunda-feira (29/8) que o PIB crescerá 2,10% em 2022.

Por sua vez, o Fundo Monetário Internacional (FMI) subiu para 1,7% a estimativa para o crescimento do PIB do Brasil este ano. O dado foi revisado no fim de julho. Na previsão de março, a estimativa era de alta de 0,8%. Três meses antes, de 0,3%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?