metropoles.com

Covid-19: venda de bebidas em latas aumenta 7,3% na pandemia

Em 2019, a cerveja respondia por 55% das bebidas envasadas em latas. Em 2020, esse número cresceu para mais de 70%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Dazeley/GettyImages
latas de cerveja e refrigerante
1 de 1 latas de cerveja e refrigerante - Foto: Peter Dazeley/GettyImages

Diante dos efeitos econômicos provocados pela pandemia da Covid-19, a atividade industrial registrou queda de 4,5% em 2020. Apesar disso, o segmento das latinhas de alumínio para bebidas surpreendeu e apresentou crescimento de 7,3% nas vendas. No total, foram 32 bilhões de latas comercializadas no último ano, com faturamento de R$ 17,5 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de lata de alumínio para bebidas (Abralatas).

O presidente executivo da associação, Cátilo Cândido, disse ao Metrópoles que devido ao aumento da demanda o setor encontra-se em plena expansão. Em 2021, três novas fábricas serão inauguradas e o investimento será de R$ 2 bilhões.

A alta no consumo de latinhas de alumínio, de acordo com o presidente, deve-se a três principais motivos. “Hoje, o consumidor busca embalagens sustentáveis, busca conveniência, uma vez que a embalagem gela mais rápido; ocupa menos lugar na geladeira e não quebra; e, por fim, quer um mix de produtos e tamanhos. Atualmente, há até cachaça e água em lata. E é claro, muita cerveja”, afirmou Cândido.

Também sob os efeitos da pandemia, com bares e restaurantes fechados, as compras em supermercados ficaram cada vez mais comuns. O aumento da venda da cerveja em lata é uma consequência disso. Em 2019, a bebida respondia por 55% das bebidas envasadas em latas, em 2020 cresceu para mais de 70%. “O aumento que levaria cinco anos em condições normais foi feito em um”, explicou o presidente.

Outro resultado positivo é na reciclagem: o Brasil é campeão e recicla 95% das latas de alumínio há mais de 10 anos. São quase 30 bilhões de latas recicladas anualmente. Em 2019, a porcentagem foi de 97,6%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?