metropoles.com

Coronavírus vai “alterar radicalmente” a economia, prevê Tesouro

Segundo o Tesouro, ao longo dos meses de abril, maio e junho as despesas do governo serão pressionadas pela pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Foto ilustrativa usada para representar o programa Desenrola Brasil
1 de 1 Foto ilustrativa usada para representar o programa Desenrola Brasil - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O relatório técnico dos resultados do Tesouro Nacional, que é o caixa do governo federal, traz um prognóstico dos impactos do coronavírus, causador da Covid-19, na economia brasileira.

O Ministério da Economia divulgou nesta segunda-feira (30/03) que o governo registrou um déficit de R$ 25,9 bilhões em fevereiro de 2020. Segundo o Tesouro, esse é o maior déficit para meses de fevereiro de toda a série histórica, iniciada em 2017.

A concentração da despesa de programas de combate aos efeitos do coronavírus ao longo dos meses de abril, maio e junho vai “alterar radicalmente a programação financeira” do ano.

“Nos próximos meses já teremos o efeito da antecipação de despesas como o 13º salário dos aposentados do INSS e a concentração das despesas de novo programa de transferência de renda de R$ 600 para pessoas no mercado informal, cujo impacto financeiro em três meses será superior aos desembolsos do programa Bolsa Família ao longo do ano”, frisa o relatório.

Adicionalmente, os desembolsos do novo programa para a manutenção do emprego pela compensação das reduções salariais pressionarão também a despesa primária nos próximos três meses.

Segundo o Ministério da Economia, enquanto a expansão da despesa para combater os efeitos da crise do coronavírus ficar restrita a programas temporários, ou seja, despesas que começam e terminam neste ano, não deverá haver problemas para a retomada do ajuste fiscal estrutural.

“O déficit primário maior este ano será resultado da frustração na arrecadação decorrente de crescimento do PIB próximo de zero ou negativo, em conjunto com o forte aumento de despesas de caráter temporário”, explica o documento.

O documento finaliza. “Importante dizer que os dados apresentados de fevereiro ainda não refletem os impactos fiscais da pandemia da Covid-19. As mudanças da incorporação tanto do pacote econômico em resposta à crise, quanto das mudanças paramétricas nas estimativas do Relatório de Avaliação Bimestral não estão refletidas no resultado divulgado do mês”, destaca o relatório técnico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?