Coronavírus: governo zera imposto de mais 25 produtos. Veja
A medida foi aprovada em reunião virtual do Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex), nessa quarta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
A Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, zerou o imposto de importação de 25 insumos, componentes e acessórios utilizados na fabricação e operação de respiradores e ventiladores pulmonares e de máscaras de proteção.
A redução das tarifas foi aprovada em reunião virtual do Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex), nessa quarta-feira (01/04), no contexto das medidas de política comercial para combate à pandemia do novo coronavírus.
Tarifas, que chegavam a 26%, ficarão zeradas até 30 de setembro de 2020. O objetivo da medida é aumentar a oferta de insumos para a produção nacional de bens destinados a combater a pandemia.
“As mercadorias que constam do anexo único desta resolução somente terão redução da alíquota do Imposto de Importação a zero quando utilizadas no enfrentamento ao coronavírus”, destaca a norma, publicada nesta sexta-feira (03/04) no Diário Oficial da União.
Essa medida complementa reduções anteriores, que diminuíram a zero as tarifas de 111 itens utilizados diretamente no combate à pandemia.
Produtos
Os produtos listados vão desde tecidos para fabricação de máscaras de proteção e suporte metálico para circuitos respiratórios até micromisturador de gases para ventiladores pulmonares, placa de circuito impresso e sensores de fluxo de ar ou oxigênio para aparelhos respiratórios de reanimação, além de sensores para ventiladores e simulador de complacência pulmonar, para monitorar volumes e pressões ventilatórias.
Também são relacionados itens como placa-mãe, placa controladora de touch screen, painel touch screen, monitor LCD e cartão de memória do tipo microSD industrial; motores, baterias chumbo-ácido e de lítio. Veja a lista completa aqui.