Coronavírus: agentes de mercado pedem fechamento das Bolsas
A medida seria uma forma de evitar novas perdas, como as registradas nas últimas semanas. No Brasil, houve mais de seis “circuit breakers”
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de uma semana marcada por uma série de quedas nos mercados financeiros mundo afora, uma série de agentes vem pedindo o fechamento das bolsas de valores até que o pânico em função da pandemia de coronavírus passe.
Como não há ainda no horizonte previsão de melhora, a ideia seria uma forma de amenizar as perdas registradas – e evitar novas.
De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, proposta é não só suspender as operações na B3 (bolsa brasileira), mas organizar uma operação conjunta de todas as Bolsas no mundo, de forma a conter as retiradas de recursos que estão afundando os índices globalmente.
A bolsa das Filipinas, por exemplo, anunciou na segunda-feira (16/03) que iria suspender a negociação de ações nesta terça-feira (17/03) por tempo indeterminado.
A ideia é que outros países sigam a mesma orientação, evitando perdas ocasionadas pelo desespero instalado nesses grupos.
No Brasil, a B3 registrou, desde o início do surto, ao menos seis circuit breaker, que é quando as negociações são interrompidas automaticamente com a queda de mais de 10% no principal índice do mercado, o iBovespa.