metropoles.com

Copom reduz taxa Selic para 5% ao ano, menor patamar da história

O corte foi resultado do cenário atual da economia. Segundo o Banco Central, há necessidade de reforçar o processo de recuperação do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB
1 de 1 Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos – PIB - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, nesta quarta-feira (30/10/2019), reduzir a taxa básica de juros – Selic – para 5 % ao ano. Este é o terceiro corte da taxa no atual ciclo, após período de 16 meses de estabilidade. O novo patamar é o menor da série histórica.

O corte foi um resultado do atual cenário no mercado. “A retomada econômica lenta, a alta ociosidade e a inflação projetada em quase um ponto percentual abaixo da meta não deixam dúvida de que essa nova redução é uma medida acertada”, disse Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Segundo o Banco Central, indicadores de atividade econômica divulgados desde a reunião anterior do Copom “reforçam a continuidade do processo de recuperação da economia brasileira”.

É a Selic que orienta o que os bancos, cartões e financeiras cobram de seus cliente – e o principal instrumento do Banco Central para conter a inflação. Num cenário de inflação em alta, os juros também sobem para desestimular o consumo e evitar que os preços subam ainda mais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?