metropoles.com

Copom eleva juros para 3,5% ao ano, em tentativa de conter a inflação

O Banco Central decidiu aumentar a Selic, a taxa básica da economia e que regula os juros, em 0,75 ponto percentual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
O Banco Central apresentou como será a cédula
1 de 1 O Banco Central apresentou como será a cédula - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Comitê de Política Monetário (Copom) decidiu nesta quarta-feira (5/5) aumentar a taxa Selic (a taxa básica da economia e que regula os juros) em 0,75 ponto percentual, elevando o índice para 3,5% ao ano. É a segunda vez que o índice sofre aumento consecutivo desde 2015. A medida busca controlar a inflação, que já chegou no acumulado dos últimos 12 meses a 6,1%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro.

O resultado já era esperado pelo mercado financeiro desde o último encontro do Copom, em que o Banco Central (BC) antecipou que faria uma nova elevação na mesma proporção. Horas antes do comunicado do BC, indicadores financeiros respondiam positivamente às expectativas.

Por voltas das 15h, o dólar cedia a 1,02% para o real e registrava R$ 5,3742. A valorização da moeda norte-americana é um dos fatores que têm impacto direto no aumento da inflação. O resultado foi influenciado pela produção industrial, que recuou menos que o esperado diante da pandemia da Covid-19.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tombo foi de 2,4% na comparação mensal.

O aumento dos preços, entretanto, é cada vez mais percebido pela população, principalmente na hora de ir ao mercado, em que os alimentos estão cada vez mais caros.

No mês passado, a gasolina e o diesel também pesavam no bolso do consumidor, devido a consecutivos aumentos na Petrobras. “Mas agora os derivados de petróleo estão mais comportados”, afirma o economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito.

“Apesar da queda da inflação na margem, o acumulado em 12 meses deve continuar subindo e provavelmente chegará a 7% no meio de 2021”, complementa o especialista.

Para 2022, a expectativa sobre o IPCA é de 3,61% — a meta está em 3,50%, com margem de 1,5 ponto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?