metropoles.com

Consumo das famílias cai no 1º trimestre ante o anterior, afirma IBGE

Na comparação com o mesmo período de 2016, o índice registrou queda de 1,9%. Deterioração dos indicadores de emprego contribuiu para a baixa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/ABr
inflacao_alimentos
1 de 1 inflacao_alimentos - Foto: Marcelo Camargo/ABr

O consumo das famílias caiu 0,1% nos três primeiros meses deste ano em comparação ao último trimestre de 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1º/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o consumo das famílias mostrou queda de 1,9%. A deterioração dos indicadores de emprego contribuiu para que o consumo das famílias caísse.

Ao apresentar as Contas Nacionais do período, o IBGE destacou o crescimento nominal de 0,7% do saldo de operações de crédito do sistema financeiro nacional, o que representou uma queda em termos reais. No período, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 4,9%, enquanto a taxa básica de juros, a Selic, caiu para 12,3% ao ano.

Consumo do governo
O consumo do governo, por sua vez, caiu 0,6% no primeiro trimestre de 2017 contra o quarto trimestre de 2016. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o consumo do governo mostrou queda de 1,3%.

A taxa de poupança ficou em 15,7% no primeiro trimestre de 2017, segundo o IBGE.

FBCF
A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que capta o cenário de investimentos do País, caiu 1,6% no primeiro trimestre de 2017 ante o quarto trimestre do ano passado.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, a FBCF mostrou queda de 3,7%. Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 15,6% no primeiro trimestre.

Exportações e importações
As exportações cresceram 4,8% no primeiro trimestre de 2017 na comparação com os três últimos meses do ano passado, conforme o IBGE. Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 1,9%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, subiram 1,8% nos três primeiros meses do ano ante o quarto trimestre de 2016. Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, as importações mostraram alta de 9,8%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?