metropoles.com

Conselho de empresários critica redução de tarifas do Mercosul

O ministro da Economia quer reduzir a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul, cobrada na importação de produtos de fora do bloco econômico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto
1 de 1 Paulo Guedes, ministro da econômia durante lançamento do Programa Gigantes do Asfalto no palácio do Planalto - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

O Conselho Empresarial Brasil-Argentina (Cembrar) divulgou um documento nesta quinta-feira (10/6) no qual se posiciona contra a proposta do ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul, cobrada na importação de produtos de fora do bloco econômico.

De acordo com o colegiado, a redução unilateral de tarifas é “inadequada” num momento em que o mundo vive uma situação “tão complexa e incerta”.

Conforme já mostrou o Metrópoles, o chefe da pasta econômica quer avançar em sua proposta de reduzir a TEC em 10% agora e em outros 10% no fim deste ano. A Argentina acena com essa primeira redução, mas declarou que só aceitaria falar na segunda alteração após 2023.

Nessa terça-feira (8/6), o ministro defendeu a flexibilização do Mercosul e afirmou que o Brasil se prejudicou muito ao manter sua economia fechada por mais de 30 anos.

A Argentina, no entanto, chegou a ganhar apoio dos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que assinaram uma nota em conjunto contra a proposta do governo.

“Concordarmos com a posição do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que este não é o momento para reduções tarifárias unilaterais por parte do Mercosul, sem nenhum benefício em favor das exportações do bloco”, afirmam os ex-presidentes

Nesse sentido, o presidente da seção do Cembrar, Lus Tendlarz, destacou que os dois países precisam desenvolver ações para tornar suas economias cada vez mais competitivas.

“Com a declaração conjunta, queremos contribuir para que as indústrias dos dois países saiam maiores e melhores dessa crise”, disse Tendlarz.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?