metropoles.com

Confiança do agronegócio sobe no 3º trimestre

Entre julho e setembro, índice medido pela Fiesp alcançou 116,3 pontos, mais de seis pontos a mais do que no segundo trimestre deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Atividade agrícola no Brasil (agronegócio)
1 de 1 Atividade agrícola no Brasil (agronegócio) - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), subiu no terceiro trimestre deste ano.

Entre julho e setembro, o indicador alcançou 116,3 pontos, mais de seis pontos a mais do que no segundo trimestre. A escala IC Agro vai de 0 a 200 (100 é o ponto neutro).

Foram feitas 1,5 mil entrevistas (645 válidas) com agricultores e pecuaristas em todo o país. Cinquenta indústrias também foram consultadas para a pesquisa.

O índice que mede a confiança dos produtores agropecuários teve alta de 8,9 pontos em relação ao trimestre anterior, chegando aos 115,2 pontos. Na indústria, o índice foi de 117,3 pontos (aumento de 4,2 pontos).

Em todos os segmentos pesquisados – agricultores, pecuaristas e indústrias –, o índice ficou acima dos 100 pontos. O único grupo em que houve um ligeiro recuo no nível de confiança foi o das Indústrias de Depois da Porteira, composto por empresas de alimentos, atingidas pela queda do consumo devido aos juros altos.

Em nota, a Fiesp destacou que o terceiro trimestre foi marcado pela queda da inflação e do risco Brasil, além da redução no preço dos combustíveis. Segundo a entidade, melhoraram as perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022.

Agro resistiu à queda do PIB em 2020

Como noticiado na quarta-feira (16/11) pelo Metrópoles, estados reconhecidos como polos do agronegócio resistiram melhor aos efeitos da retração econômica do Brasil em 2020, no primeiro ano da pandemia de Covid-19. É o que mostraram dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o órgão, em 2020, apenas três unidades da federação não registraram queda no Produto Interno Bruto (PIB): Mato GrossoMato Grosso do Sul e Roraima.

Mato Grosso do Sul e Roraima tiveram uma ligeira alta do PIB no período, respectivamente de 0,2% e 0,1%. O Mato Grosso ficou estável em relação a 2019.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?