Começa 2ª fase do Open Banking: entenda o que é
Nesta sexta, algumas pessoas e empresas podem receber mensagens de seus bancos questionando se desejam compartilhar dados com outros bancos
atualizado
Compartilhar notícia
A segunda fase do Open banking, sistema do Banco Central que permite o compartilhamento de dados financeiros a terceiros, começa nesta sexta-feira (13/8). A etapa será feita de forma escalonada e ocorrerá ao longo de oito semanas.
Durante esta tarde, algumas pessoas e empresas podem receber mensagens de seus bancos questionando se desejam compartilhar dados cadastrais com outras instituições monetárias. Nas próximas etapas será liberada a possibilidade de compartilhar a conta corrente, dados do cartão de crédito e de operações de crédito.
Um dos objetivos do Open Banking é facilitar a abertura de uma conta em outro banco. Em uma operação inteiramente on-line, o cliente poderá autorizar que seu banco transfira suas informações a outra instituição, sem precisar ir pessoalmente à agência ou ter receio de que a abertura de conta não será aprovada.
Com isso, o Banco Central acredita que o ambiente favorecerá o aumento da concorrência, uma vez que será ampliado o acesso a um potencial cliente e as informações serão confiáveis. Na avaliação da autarquia, o reflexo disso deve ser a diminuição de taxas cobradas ao tomador.
Passo a passo da jornada do cliente
Passo 1: Acesse aplicativo do banco onde deseja receber os dados
Passo 2: Ache no App um campo específico para fazer o consentimento de transferência de dados
Passo 3: Preencha uma solicitação de identificação mínima, como o CPF, para qual finalidade, qual instituição e o prazo que deseja que esse processo seja feito. Depois, será direcionado ao banco que você tem conta.
Passo 4: Ao entrar no outro aplicativo, autorize a instituição a compartilhar seus dados para a abertura de conta no outro banco.
Passo 6: Aparecerá um resumo do combinado com a instituição. Se estiver tudo certo, confirme. O outro banco receberá suas informações e começará a operação.