metropoles.com

CNT critica alteração na fórmula do diesel: “Só beneficia a indústria”

Mistura de biodiesel adicionado ao diesel é de 10%. Setor de biodiesel pressiona o governo para que seja autorizado um percentual de 12%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
caminhões-tanques escoltados Exército
1 de 1 caminhões-tanques escoltados Exército - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) criticou a possível elevação da quantidade de biodiesel adicionada ao diesel para aumentar a disponibilidade desse combustível no país.

Nesta quarta-feira (8/6), em nota, a entidade afirmou que a medida só beneficia a indústria de biodiesel, aumentando o preço do diesel e a quantidade consumida, poluindo mais e gerando mais inflação.

“Essa proposta não necessariamente representará aumento da oferta do combustível, tampouco a diminuição do preço final do produto”, frisa o texto.

Atualmente, o percentual de mistura de biodiesel adicionado ao diesel é de 10%. O setor de biodiesel pressiona o governo federal para que seja autorizado um percentual de 12%. O índice, se houver consenso entre as partes, pode chegar a 15% em 2024.

Se mantidos os preços do diesel A e do biodiesel referentes à semana de 23 a 29 de maio, a elevação do percentual da mistura de 10% para 13% aumentaria imediatamente o preço do diesel B em 1,4%. Se elevado o percentual para 15%, o impacto seria de 2,4% no preço do diesel B, diz a CNT.

A entidade acusa a elevação da mistura de causar diversos problemas técnico-mecânicos em virtude das especificações inadequadas que comprometem a qualidade da mistura em percentuais elevados de biodiesel no diesel.

“Entre os problemas detectados, consta o aumento do consumo de combustível, agravando ainda mais a escassez de oferta”, conclui.

Crise no setor

O diesel tem sido pivô de uma longa crise no setor de combustíveis, que tem irritado motoristas autônomos. Além do alto preço, o risco de desabastecimento deixou a categoria em alerta.

Os caminhoneiros dizem que as condições de trabalho estão cada vez piores e uma greve não está descartada.

No último mês, a Petrobras confirmou o que as principais entidades que representam o setor afirmam: pode faltar combustível a partir de junho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?