metropoles.com

CNI projeta 7ª queda do PIB da indústria em 10 anos

Entidade também revisou para baixo a projeção de crescimento da economia brasileira, de 1,2% para 0,9%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Homem trabalha em indústria petrolífera
1 de 1 Homem trabalha em indústria petrolífera - Foto: Getty Images

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reduziu a projeção de crescimento da economia brasileira de 1,2% para 0,9%. A previsão foi divulgada nesta quarta-feira (13/4) no Informe Conjuntural do 1º trimestre de 2022.

A CNI estima também um recuo de 0,2% para a indústria neste ano. Caso esse cenário se confirme, será a sétima vez em 10 anos que o Produto Interno Bruto (PIB) industrial encolhe. A previsão anterior era de crescimento de 0,5%.

Dois motivos que corroboram para esse pessimismo econômico são a guerra na Ucrânia e a variante Ômicron, que interrompeu a retoma econômica chinesa, causando problemas na produção e na logística do país. Além disso, a perda de renda real do consumidor brasileiro também dificulta o consumo de bens de consumo duráveis, como automóveis e eletroeletrônicos.

Esses fatores podem provocar uma queda de 2% na indústria de transformação. O setor caiu 3,4% em 2020 e cresceu 4,5% em 2021.

Por outro lado, a indústria extrativa, que compreende a exploração de minério de ferro e a extração de petróleo, tem expectativa de crescer 2% neste ano. O resultado deve ser puxado pela alta dos preços de commodities, como o próprio petróleo, e a guerra na Europa. Os dois fatores devem ter um efeito positivo na balança comercial brasileira.

Apesar disso, o aumento nos preços do frete e as dificuldades logísticas decorrentes de sanções comerciais devem, para a CNI, ser desafios para o setor.

A inflação está prevista para terminar em 6,3% em 2022, com um desemprego de 12,9%, queda frente aos 13,2% de 2021, e próximo aos 11,9% de 2019, pré-pandemia. O pessimismo ainda acomete o resultado nominal do setor público, que deve encerrar em déficit de R$ 601,9 bilhões, ou 5,97% do PIB. Em 2021, esse número era de R$353,1 bilhões, 6,28% do Produto Interno Bruto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?