metropoles.com

CNI: MP da Liberdade Econômica valoriza empreendedor e gera emprego

Segundo Robson Andrade, medida reduz burocracia e protege ambiente de negócios “de atos do Estado que prejudiquem a livre iniciativa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Robson Andrade, presidente CNI
1 de 1 Robson Andrade, presidente CNI - Foto: Divulgação

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou nesta quarta-feira (14/08/2019) que a aprovação da Medida Provisória nº 881, a MP da Liberdade Econômica, pela Câmara dos Deputados sinaliza um importante avanço na remoção de antigos entraves às atividades produtivas e ao empreendedorismo no Brasil.

Para a CNI, o texto que agora será analisado pelo Senado reduz o peso da burocracia, limita a margem para interferência do Estado na livre iniciativa e promove maior segurança jurídica. “Esses fatores são essenciais para destravar a economia e para a geração de emprego e renda no país”, diz a entidade.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou que o ambiente de negócios do país é reconhecidamente hostil a quem quer empreender. “O que reflete no Brasil figurar em posições desfavoráveis em rankings globais de competitividade, como o Doing Business, do Banco Mundial, e o World Competitiveness Report, do Fórum Econômico Mundial”, avaliou.

“Embora a livre iniciativa e o livre exercício da atividade econômica estejam expressos na Constituição, o que vínhamos observando era um quadro de forte desestímulo a quem quisesse abrir sua empresa, produzir, inovar. A MP aponta para uma urgente e necessária correção de rota”, pontuou o presidente da CNI.

Para Andrade, a MP traz avanços relevantes, principalmente para micro e pequenas empresa, que possuem menos recursos. “Um exemplo é a simplificação de processos para abertura e fechamento de empresas”.

A CNI avaliou, entretanto, que algumas das medidas exigirão um trabalho de “catequese” junto a estados e municípios. A entidade defende que a publicação de rankings estaduais e municipais pode ser uma força de pressão para a agenda de simplificação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?